quinta-feira, 12 de março de 2020

A Terra é Plana...?!

CIÊNCIA versus CIÊNCIA: A *Casa do Saber promove debate sobre a atual crise de paradigmas na ciência moderna


Por: J. Nito

      A Casa do Saber de São Paulo através do  programa "Quem Somos Nós?", em parceria com a Rádio Eldorado FM, propõe uma serie de debates com pesquisadores sobre a atual crise na ciência em relação ao formato da terra e outros temas polêmicos como a suposta culpa humana  no chamado aquecimento global e uma nova interpretação científica que contraria o evolucionismo de Charles Davim, denominada de **Teoria do Design Inteligente (TDI).



      A série sobre Negacionismo foi gravada no final de 2019 com a tentativa de entender e discutir correntes de pensamento que não aceitam os "consensos" científicos atuais. O primeiro a ser entrevistado por Celso Loducca, sócio-fundador da Casa do Saber de São Paulo foi o pesquisador  e escritor terraplanista Jota Marthins. O pesquisador é autor do livro “O Universo Que Não Te Apresentaram" da editora Book Express .   Marthins contou que teve conhecimento da teoria da terra plana através de videos do YouTube.

A Curvatura

   
      Em busca da curvatura da Terra esférica, o pesquisador fez diversos  experimentos, chegando à conclusão de que a Terra é plana. Marthins conta que teve que desenvolver um calculo de curvatura baseado em Pitágoras, pois a ciência moderna ainda não havia apresentado este calculo. Segundo ele, este calculo "consegue modificar a altura do observador e a altura do alvo e colocar a distancia. Ele vai te colocar no lugar exato no modelo do globo". O pesquisador coloca que, segundo a métrica do globo apresentada pela ciência, os números não batem com a realidade observável.


      Nas palavras de Jota Marthins, a escolha por parte da ciência moderna pelo paradigma heliocêntrico esférico, - além de questões ligadas à geopolítica/globalização - tem intenção de “tirar Deus da equação” e diz que: “o modelo que vem do heliocentrismo, que vem do Big Bang... tudo isso é pra exatamente tirar o modelo criacionismo científico”. continua dizendo que ”hoje nos temos diversos cientistas que estão falando em criacionismo, chama TDI, Teoria do Design Inteligente”.

      O pesquisador do paradigma plano da Terra ainda afirmou que o livro de Gênesis relata um modelo de terra plana, e aponta o versículo em que diz: “e fez Deus um firmamento para separar as águas de cima e as águas de baixo”.




      Em relação ao direito de questionar a ciência Loducca afirma que “o direito de questionar é pra sempre. A ciência é baseada em questionamentos, não tem nenhum problema. É uma bobagem impedir alguém de questionar”.

      Loducca aponta também que o movimento negacionista terraplanista não ocorre só no Brasil, mas sim, em todo o mundo. Celso Loducca é empresário, publicitário, sócio-fundador da Casa do Saber, conselheiro da TIM Brasil e da ONG Parceiros da Educação.

      Ao término do programa Celso Loducca faz a pergunta mote do programa a Jota Marthins: Quem somos nos? na qual o pesquisador responde que “nos somos pessoas dadas por uma inteligência absurda mas que, mesmo com essa inteligência absurda, nos somos facilmente manipulados [...] nos não podemos nos deixar levar por ideias. Ideias são legais, elas podem ser discutidas, elas podem ser contrariadas, elas podem ser aceitas. Agora a verdade, os fatos, não pode ser discutida, porque ela simplesmente é um fato”.
   
      Antes de qualquer opinião apaixonada, o desafio aqui, é o de assistir na integra os vídeos. O primeiro vídeo, o da serie sobre Negacionismo – Terra Plana tem 1 hora e 17 minutos. O segundo vídeo, com 1 hora e 52 minutos, trata do Negacionismo - Design Inteligente. O ultimo vídeo, com 1 hora e 8 minutos, encerra a serie tratando do tema: Ciência e Anticiência.

Segue abaixo os programas, em ordem de publicação, feita pelo canal do: Quem somos nos?


Negacionismo – Terra Plana





Negacionismo: Design inteligente, Marcos Eberlin


      O segundo entrevista da série Negacionismo se volta para a origem da vida e convida. O professor Marcos Eberlin fala sobre o design inteligente, hipótese segundo a qual certas características do universo e dos seres vivos seriam mais bem explicadas por uma “causa inteligente” – no lugar de um processo não direcionado, como a seleção natural. 


Negacionismo com George Matsas

     
      A série termina com um programa de contraponto: ciência e anticiência comentadas pelo doutor em física teórica, pesquisador e professor da UNESP George Matsas. No papo, o cientista abordou a importância das descobertas e do conhecimento científico serem claramente comunicados para a sociedade; e avaliou como a ciência nos “ensina a viver melhor”.



      A teoria da Terra Plana, e outras teorias negacionistas, começou a ser discutida no Brasil por volta de 2015, principalmente em canais do YouTube. Esta Teoria tem sido discutida nos Estados Unidos e Europa através de conferencias e nas redes virtuais. Destarte, o assunto se tornou um dos mais debatidos e polêmicos. Negar este e outros debates ligados a consensos propostos pelo ***establishment científico é fechar os olhos para questões que estão intimamente ligadas a nossa existência.


Notas:


*A Casa do Saber surgiu em 2004 em São Paulo a partir de um grupo de amigos que se reuniam em casa em torno de um professor de filosofia. Unidos até hoje, eles compõem o conselho diretor da Casa do Saber: (casadosaber.com.br)

**A teoria do design inteligente (TDI) é definida como “uma teoria científica que defende que certas características do universo e dos seres vivos são mais bem explicadas por uma causa inteligente ao invés de processo não direcionado, como a seleção natural”. Também pode ser entendida como o estudo dos padrões na natureza que carregam as marcas de causalidade inteligente:  (https:seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/59738).


***Grupo sociopolítico que exerce sua autoridade, controle ou influência, defendendo seus privilégios; ordem estabelecida, sistema. A origem da palavra establishment é  inglesa. (dicio.com.br/establishment/)












Nenhum comentário:

Postar um comentário