Terra Convexa: Uma teoria que desafia outra teoria.
Por: J. Nito
Na última década a internet tem se tornado um terreno fértil para teorias sobre o formato da Terra, sim, esse assunto merece ser debatido! Enquanto a ciência moderna afirma que vivemos em um globo—ou geoide para os mais apressados-, outros curiosos desafiam essa teoria com experimentos e argumentos também científicos. Para esses pesquisadores uma nova ideia ganhou visibilidade: a teoria da Terra Convexa. Segundo seus defensores a Terra não é nem plana nem esférica, e sim, convexa nos continentes e plana nas águas. Essa convexidade, segundo eles, explicaria certos comportamentos da linha do horizonte, e experimentos ópticos.
Documentário e experimentos
Inconsistências da Ciência Moderna
Também em 2018, o Ecossistema Dakila, representado pelo seu presidente Urandir, recebeu a moção de congratulação da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (MS) em reconhecimento à importância dos estudos científicos realizados em diversas áreas do conhecimento como matemática, física, física quântica, astronomia e geografia. Dentre as pesquisas, destacam-se descobertas recentes na área da cosmologia. Segundo Urandir, as comendas recebidas representam uma vitória. “O intuito dos nossos estudos foi investigar as inconsistências apresentadas pela ciência em relação ao formato da Terra e os resultados derrubaram a tese de que ela é esférica”, afirma o pesquisador.
Em maio de 2022, Dakila participou da 2ª edição do Future Innovation Summit, em Dubai, que discutiu três categorias: a aeroespacial, a sustentabilidade e o metaverso. Palestrantes internacionais mostraram suas visões sobre como melhorar a vida da humanidade. Temas como telecomunicação, saúde, robótica, mudança climática, blockchain, NFT’s, moedas digitais e educação foram debatidos.
"Nossa participação no Future Innovation Summit foi um grande marco para a história brasileira e gerou parcerias de altíssimo nível. É gratificante ver onde o Ecossistema Dakila está posicionado nos dias atuais, são mais de 30 anos de história e persistência, acreditando em algo que muitos achavam absurdo, e hoje estamos colhendo os frutos da semente que plantamos” , declara Urandir. Além da parceria firmada entre Dakila Pesquisas, 067 Vinhos e BDM Digital com os Emirados Árabes Unidos, a Pantanal General Trading, outra empresa que integra o Ecossistema Dakila, está ganhando forças no Oriente Médio.
Premiações recentes
No dia 22 de abril do ano corrente, o presidente de Dakila foi condecorado com a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, no grau de Comendador da Legião de Honra do Presidente JK. A honraria ocorreu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, como parte das comemorações pelos 65 anos da Fundação da Capital Federal. A premiação é concedida pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, presidida pelo Comendador Regino Barros, e conta com o apoio institucional do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados, representada pelo deputado federal Evair Vieira de Melo.
O nome de Urandir Fernandes de Oliveira foi escolhido por unanimidade pelo Conselho Nacional de Honrarias ao Mérito, em reconhecimento à sua trajetória e impacto positivo em diversas áreas. Seu trabalho tem gerado iniciativas que unem pesquisa científica, tecnologia, sustentabilidade e novos modelos de negócios, impulsionando projetos inovadores e promovendo o desenvolvimento humano e econômico. Os estudos mais notáveis são a descoberta da antiga cidade de Ratanabá, na Amazônia com mais de 16 km de ruas, quadras e construções reveladas por meio da tecnologia LiDAR (sigla em inglês para detecção e alcance por luz); pesquisas sobre o Sistema Terra (Documentário Terra Convexa) e suas anomalias; o desenvolvimento de novas tecnologias para o prolongamento de vida; o remapeamento do chamado Caminho do Peabiru; e a investigação das origens da humanidade.
No discurso de posse, Urandir falou do orgulho de liderar o conselho: “É uma honra representar todos que trilham conosco essa jornada. Esse reconhecimento fortalece nosso compromisso com a ciência, a tecnologia e a humanidade. Queremos impactar positivamente o Brasil e o mundo” . Urandir também foi homenageado com medalhões que trazem a esfinge do ex-presidente Juscelino Kubitschek, patrono da Academia e símbolo de progresso e inovação no Brasil.
Na cerimonia, Urandir entregou a Medalha Juscelino Kubitschek ao Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que lembrou a importância da ABRAHM como entidade de valorização das personalidades que contribuem para uma sociedade mais justa e civilizada. A plateia reuniu autoridades políticas, cientistas, representantes de instituições acadêmicas e lideranças do setor produtivo.
Desde o lançamento do documentário Terra Convexa, os pesquisadores de Dakila continuam coletando e analisando dados reveladores que colocam em duvida o que o consenso cientifico defende como verdade. Outros questionamentos são colocados por Dakila: “Podemos acreditar em tudo o que as agências espaciais falam sobre o Sol, a Lua, as estrelas e os Planetas? Vivemos no sistema solar ou no Sistema Terra?” Para tentar responder essas e outra indagações, Dakila em breve lançara o documentário "Anomalias dos Astros", agora revelando informações sobre o céu, espaço e afins.
Os pesquisadores ainda afirmam que: “Testes simultâneos das equipes de polo a polo, apresentam fatos que estão sendo ignorados por aqueles que só repetem o que leram nos livros. Dakila Pesquisas continua firme em seu propósito de entregar à humanidade a realidade que mudará de vez o rumo da história, das ciências e da vida!” Aguardemos então mais este trabalho de Dakila que pretende ser a segunda parte do Documentário Terra convexa.
A discussão sobre a forma da Terra há milênios gera debates intensos. A teoria da Terra Convexa desafia as narrativas científicas e históricas dominantes. Embora essa teoria seja controversa, ela abre espaço para novas discussões e pesquisas que podem levar a uma compreensão mais profunda da nossa origem e do nosso suposto planeta. Este debate abre um espaço importante para refletirmos sobre a relação entre ciência, crença e a evolução do conhecimento. A ciência está em constante evolução, e o debate sobre o formato da Terra é um exemplo de como as teorias podem ser desafiadas.
“Toda verdade passa por três estágios. No primeiro, ela é ridicularizada. No segundo, é rejeitada com violência. No terceiro, é aceita como evidente por si própria.” Arthur Schopenhauer
Assistir integra do Documentário Terra Convexa:
ANEXOS
Terra Convexa: Dados Técnicos:
Reportagem completa sobre o convite a refutação dos experimentos feitos no documentário, hoje o desafio chega a 3 milhões de reais.
O FUTURO DA CIÊNCIA: Condecoração de Urandir Fernandes de Oliveira pelo Conselho Nacional de Honrarias ao Mérito, em reconhecimento por seu impacto positivo nas áreas de ciência, tecnologia, sustentabilidade e novos modelos de negócios, impulsionando projetos inovadores e promovendo o desenvolvimento humano e econômico e a investigação das origens da humanidade.